125 anos de história

FPF lança livro inédito com toda história do futebol paulista

Obra conta a história completa do Campeonato Paulista desde 1902

(Crédito: Rodrigo Corsi/Paulistão)

Publicado em 23 de setembro de 2021, às 19h00

A biblioteca do futebol nacional ganha uma obra definitiva, que abrange desde o nascimento do futebol em 1894, até as mais recentes decisões de Campeonato Paulista.

A Federação Paulista de Futebol, em parceria com a Campo de Ação, do historiador Rodolfo Kussarev, e patrocínio da Kalunga, lança o livro "125 Anos de História - A Enciclopédia do Futebol Paulista", fruto de mais de cinco anos de pesquisas.

A obra, com 556 páginas, reproduz todos os campeonatos oficiais das mais diversas divisões da FPF e de suas antecessoras na organização do futebol desde 1902, ano de disputa do primeiro Campeonato Paulista. A venda do livro, em tiragem limitada, estará disponível apenas para compra on-line em www.onzecultural.com.br a partir do dia 23 de setembro.

"Estipulamos uma pretensiosa missão de elaborar e oferecer uma obra definitiva e detalhada sobre o nosso futebol. O resultado é um livro completo, que resgata todos os clubes e competições organizadas pela FPF e suas antecessoras, além de contar histórias de grandes personagens da bola", diz Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF.

Os levantamentos que sustentam a obra mobilizaram também 20 pesquisadores e o Departamento de Comunicação da FPF. A obra ainda resgata e homologa competições que permaneceram "esquecidas" no passado, além de incluir dois novos campeões paulistas na galeria dos vencedores do maior Estadual do país e também homologar os títulos dos campeonatos das demais divisões de 1916 a 1946 e do Feminino, desde 1987.

“Foram mais de 4 anos de trabalho de pesquisa, produção de textos, imagens e finalização do livro mais completo da história do futebol paulista. Em tempos difíceis, lançar uma obra como esta só foi possível graças a dedicação de diversos profissionais que contribuíram para esta realização”, afirma Bernardo Itri, vice-presidente executivo de comunicação e marketing da FPF, que editou o livro.

"O resultado desse trabalho é um resumo detalhado não apenas dos campeonatos de Primeira Divisão, mas também os das Segunda, Terceira, Quarta, Municipal e do Interior que foram esquecidos pela história, mas que foram fundamentais para o desenvolvimento do nosso esporte", diz Kussarev.

A enciclopédia foi dividida em categorias, como a relação cronológica dos campeonatos, ano a ano, com todos os detalhes de participantes, campanhas, fotos e curiosidades. Na Seção dos Clubes, estão listadas mais de 800 agremiações, do passado e do presente, de centenas de cidades paulistas.

"125 Anos de História - A Enciclopédia do Futebol Paulista" foi editado com patrocínio da Kalunga. “A Kalunga tem em seu DNA o apoio ao esporte, pois acredita nele como objeto transformador e de inclusão. A Federação Paulista de Futebol tem grande importância para o esporte não só brasileiro, como mundial, e esse livro traduz todo o brilhante trabalho realizado até aqui, para nós motivo de muito orgulho contribuir com esse projeto”, afirma Paulo Garcia, Presidente do Conselho de Administração da Kalunga S.A.
DirectvGo
Sicredi
Vedacit
Penalty
Kappa
Odonto Company
Graacc
FPF Academia
iSPORTiSTiCS