Reinaldo Carneiro Bastos iniciou sua vida esportiva no ano de 1980, quando assumiu o cargo de diretor de Futebol do Esporte Clube Taubaté. Quatro anos mais tarde, foi eleito presidente do clube, posto em que permaneceu até 1988.
Nessa época, Reinaldo Carneiro Bastos já era membro da Federação Paulista de Futebol e ocupava o cargo de diretor administrativo. Desde então, passou a desenvolver um trabalho voltado para a união dos times da capital e do interior do Estado de São Paulo.
Coerente com esse objetivo, tornou-se membro da Comissão de Arbitragem do Futebol Paulista, passando depois ao posto de presidente da Comissão, por três mandatos.
Sua trajetória na Federação Paulista de Futebol o levou ao cargo de diretor financeiro e, em 1996, elegeu-se vice-presidente da entidade. Após passar por todos os departamentos da entidade, conhecendo profundamente o futebol do Estado, Reinaldo assumiu a presidência da FPF em abril de 2015, com mandato até 2018. Em sua gestão, a Federação passa por ampla reformulação, modernização, profissionalizando toda entidade.
Com apoio maciço dos clubes, Reinaldo foi eleito em 2018 para o mandato de quatro anos à frente da FPF, entre 2019 e 2022.
Paralelamente, Reinaldo Carneiro Bastos foi presidente do Sindbol, Sindicato das Associações de Futebol Profissional do Estado de São Paulo, e também diretor financeiro do Sindafebol, Sindicato Nacional das Associações de Futebol Profissional e suas Entidades Estaduais de Administração de Desporto e Ligas.
Reinaldo Carneiro Bastos foi, entre 2010 e 2018, diretor de coordenação da CBF, responsável pelas Séries C e B do Campeonato Brasileiro. Na Conmebol, ocupou, de 2016 a 2018, a cadeira brasileira no Conselho Executivo, participando da reformulação da entidade sul-americana.