Paulistão Feminino

Realidade Jovem conta com Doroteia e Chicão para recomeço de trabalho

Com atletas jovens e comissão experiente, equipe carrega legado de São José do Rio Preto

Publicado em 16 de outubro de 2020, às 18h50

Beatriz Pinheiro

Os nomes de Doroteia e Chicão Reguera já são extremamente conhecidos no futebol feminino, representando o legado da cidade de São José do Rio Preto. O casal, que iniciou um projeto de futebol feminino em 1996 e leva na bagagem uma conquista de Campeonato Brasileiro e dois títulos paulistas, agora recomeça o trabalho na construção de outro nome para a modalidade: o da Associação Desportiva Realidade Jovem.

Apesar da novidade no nome que carregará a partir do Paulistão Feminino 2020 e de uma mudança no estilo da equipe, o Realidade Jovem contará com uma base do trabalho que tornou o futebol feminino do Rio Preto conhecido. Além de Doroteia Inojo como coordenadora, a equipe terá o técnico Chicão, bicampeão Paulista em 2016 e 2017, na época em parceria com o Rio Preto. Parte do elenco que disputou o Campeonato Brasileiro Sub-18 em 2019, em parceria com a Ponte Preta, também segue na equipe para 2020.

“A nossa equipe é formada por jogadoras jovens, com uma média de idade de 17 a 20 anos. A gente está recomeçando do zero, dando oportunidade para que as meninas cresçam. É uma nova fase. Antes éramos acostumados a trabalhar com atletas mais experientes, mas tem sido bem mais gostoso por um lado, porque a gente vê a vontade que essas meninas têm no futebol, a curiosidade de conhecer nossa história. Para algumas, vai ser o primeiro Campeonato Paulista”, contou Doroteia.

No trabalho com jovens atletas, Doroteia fez questão de destacar a importância da formação de jogadoras e de oportunizar o surgimento de novos talentos para o futebol feminino. “Se a gente trabalhar só com atletas experientes, a gente não dá oportunidade para novas gerações; se eu não der oportunidade para essas meninas, elas podem parar de jogar bola e serão talentos perdidos. É importante olhar também para o futuro das meninas, se a gente não der essa oportunidade elas podem ‘morrer na praia’. Todas as atletas que hoje estão consolidadas começaram um dia porque alguém deu oportunidade”.

Doroteia revelou ainda que, antes da decisão recomeçar o caminho como Realidade Jovem, cogitou encerrar o projeto, mas alguns fatores pesaram para voltar atrás. “O Chicão ficou muito triste, não adianta, o negócio dele é bola, está no DNA. Também temos uma responsabilidade muito grande com a cidade e com as atletas, conversei com muitas pessoas e decidimos que ainda não é hora de parar”.

Na disputa do Paulistão Feminino 2020, o Realidade Jovem integra o Grupo 1, ao lado de Taboão da Serra, Red Bull Bragantino, Ferroviária, São Paulo e Palmeiras. Entre treinos no final da tarde para driblar o calor de São José do Rio Preto e muita conversa para balancear a ansiedade das atletas, a equipe já projeta suas expectativas para a competição.

“É um grupo muito difícil, temos consciência disso. São três equipes já disputando o Campeonato Brasileiro, conheço e acompanho todas, são equipes com quem jogamos há anos. Minhas atletas estão cientes de que precisam ter raça, determinação e honrar a camisa que vestem. Nós vamos lutar até o último momento”, finalizou Doroteia.

Jogos na Primeira Fase:

17/10 – Realidade Jovem x Taboão da Serra – 10h – Estádio Municipal Manoel Francisco Ferreira
22/10 – Palmeiras x Realidade Jovem – 15h – Estádio Nelo Bracalente
25/10 – São Paulo x Realidade Jovem – 14h – CT Laudo Natel
04/11 – Realidade Jovem x Ferroviária – 15h – Estádio Benedito Teixeira
11/11 – Red Bull Bragantino x Realidade Jovem – 11h – Centro de Formação de Atletas Red Bull Brasil
Sicredi
Penalty
FPF Academia
Kappa
Placo
Quartzolit
Brasilit
Smart Fit
Unisa
Odonto Company
Hiper Cap