Paulistão A2 Sicredi

80 anos separam Juventus e São Bernardo, que já acumulam 26 encontros

Equipes se enfrentam pela ida das quartas de final nesta segunda-feira (7), às 15h, na Rua Javari

(Crédito: Marcelo Germano/ C A Juventus)

Publicado em 06 de setembro de 2020, às 20h00

Raoni David*

Confronto com maior disparidade entre a fundação dos dois clubes, Juventus e São Bernardo FC opõem a tradição e o emergente com números bastante equilibrados. Fundado em 1924, o time da Mooca já enfrentou o do ABC -que nasceu somente 80 anos depois- em 26 oportunidades, com vantagem para o segundo. A Copa Paulista é o principal cenário destes encontros. Iniciam nesta segunda-feira a disputa por uma vaga na semifinal do Paulistão A2 Sicredi.

Em 2005, quando o São Bernardo FC iniciou sua trajetória no futebol profissional, o Juventus conquistou o título da Série A2 do Campeonato Paulista. Antes, já havia conquistado a Taça de Prata nacional em 1983, além de bastante respeito por seguidas décadas na disputa da elite estadual, onde ficou conhecido como Moleque Travesso por vez ou outra atrapalhar a vida dos principais clubes. Logo seus caminhos se cruzariam num confronto bastante equilibrado.

Rivais desde 2006, já se enfrentaram em 26 oportunidades com 14 vitórias da equipe de São Bernardo do Campo, 10 do time da Mooca e apenas dois empates. O representante marcou 42 gols, contra 31 do adversário. Maior artilheiro da história do São Bernardo FC, Ney Mineiro se destaca na artilharia com quatro gols. Pelo lado juventino, Rafinha e o volante Elias, ex-Corinthians, marcaram duas vezes cada. Nomes como os de Pedro Rocha, atacante do Flamengo, e Rafael Vaz, zagueiro do Goiás, também aparecem na lista grená com um gol.

Copa Paulista e mata-mata
Dos 26 jogos, apenas quatro foram pela Série A2 e todos os outros 22 pela Copa Paulista. Dentre eles, estão os únicos confrontos de mata-mata entre as equipes, em 2006. Válido pelas oitavas de final da competição, o time do ABC venceu em casa por 4 a 2 e conquistou a vaga ao ser derrotado na Rua Javari por 2 a 1. Na ocasião, acabou eliminado pela Ferroviária na semifinal, em sua primeira participação do torneio.

Na Série A2
Pela divisão de acesso paulista foram apenas quatro encontros e a vantagem batateira se confirma com três vitórias e uma derrota. Sem jamais se enfrentarem em confronto decisivo, as equipes se alternam nos bons e maus momentos. Em 2009 o Juventus caiu e o São Bernardo foi eliminado na primeira fase; em 2018, enquanto o time do ABC fez a semifinal, o da Mooca escapou do rebaixamento em expediente invertido em 2019, quando a equipe da capital foi até às quartas de final enquanto o adversário desta segunda-feira não caiu por um gol no saldo.

Líder e oitavo colocados, respectivamente, o São Bernardo venceu o Juventus na primeira fase deste ano, em confronto realizado antes da paralisação por conta da pandemia da Covid-19, por 1 a 0. O primeiro jogo das quartas de final acontece nesta segunda-feira (7), às 15, na Rua Javari.

Confira números do confronto:

26 jogos
14 vitórias do São Bernardo FC
10 vitórias do Juventus
2 empates
42 gols do São Bernardo FC
31 gols do Juventus

Artilheiros do confronto:

4 gols
Ney Mineiro (São Bernardo FC)

3 gols
Everton (São Bernardo FC)

2 gols
Elias e Rafinha (Juventus);
Diogo Acosta, Henan e Rafael Magalhães (São Bernardo FC);

1 gol
Adilson, Alex Alves, Almir, Cleber Luis, Danilo, Dewide, Egon, Fernandinho, Léo Costa, Liminha, Luizinho, Lucas, Jhonny, Kanu, Manu, Pablo, Pedro Rocha, Portuga, Rafael Vaz, Romarinho, Sérgio Lobo, Sidney, Tom e Valdo (Juventus);
Alekito, Anderson Athaíde, Augusto, Bruno Gonçalves, Cadu, Carlos Eduardo, Cauã, Douglas Santos, Gil, Hudson, Kiros, Lucas Gomes, Luiz Felipe, Naldinho, Niander, Oliveira, Rafael Silva, Raul, Renatinho, Renato Peixe, Samuel, Vinicius, Walterson, Washington, Willian, Willian Lira e Zé Forte (São Bernardo FC)

Gols contra
Do Juventus para o São Bernardo FC:
Kauê e Nata

Do São Bernardo FC para o Juventus:
Jorge Filipe e Willian

*Com informações do pesquisador Fabio Pereira
Sicredi
Penalty
FPF Academia
Kappa
Placo
Quartzolit
Brasilit
Smart Fit
Unisa
Odonto Company
Hiper Cap