Copa São Paulo Jr.

Itapira é sede da Copinha 2020 no aniversário de 200 anos da cidade

(Crédito: Divulgação)

Publicado em 28 de outubro de 2019, às 15h00

Na temporada em que completa 200 anos de sua fundação, Itapira está confirmada como cidade-sede da 51ª Copa São Paulo de Futebol Júnior. Terra Natal de Hideraldo Luís Bellini, a cidade de mais de 70 mil habitantes e a cerca de 160 quilômetros de distância da capital vive a expectativa de ver novos talentos surgir no estádio Coronel Francisco Vieira.

Confira a lista de cidades-sede confirmadas para a Copinha 2020:

>> Araraquara
>> Barueri
>> Bauru
>> Franca
>> Indaiatuba
>> Itu
>> Jundiaí
>> Marília
>> Porto Feliz
>> Sertãozinho
>> Taubaté

Integrante do primeiro time da Sociedade Esportiva Itapirense, no fim da década de 1940, Bellini é o filho mais ilustre da cidade. Após se destacar em competições amadoras pelo clube, foi para a Sanjoanense, de São José do Rio Pardo, de onde rumou para o Vasco da Gama. Como atleta do time carioca, era o capitão da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1858 e eternizou o gesto de erguer a taça acima da cabeça, após pedido dos fotógrafos por maior visibilidade do objeto que simbolizava o Brasil no topo do Mundo futebolístico. Ainda passou por São Paulo e Athletico, antes de encerrar a carreira.

O futebol sempre foi pulsante na cidade que teve vários clubes que chegaram a disputar competições pela federação em alguns momentos da história. O mais antigo deles foi o Sport Club Itapira, fundado em 1919 e que disputou a quarta divisão de 1966. Nos dois anos anteriores, a Sociedade Esportiva Irmãos Nogueira -fundada em 1961- havia jogado a divisão. Mais tarde, em 1977, foi a vez do Santa Bárbara Futebol Clube, que havia sido fundado um ano antes. O mais assíduo era o Itapira Atlético Clube. Fundado em 1971, oscilou na terceira e quarta divisões entre 1973 e 1989, tendo disputado ainda a quinta divisão em 1996.

Time de origem de Bellini, a Sociedade Esportiva Itapirense é, também, o mais vencedor da cidade. De 1947, disputa a terceira divisão em 1954 e 1957, mas conquista o título da quarta divisão em seu retorno, em 1969, deixando, porém, de disputar competições da FPF desde então. O clube volta somente em 2006, e num crescente importante, chega à Série A2 em 2014, no posto máximo de um time da cidade no futebol profissional de São Paulo. A manutenção no segundo escalão, porém, não é possível e a queda acontece no mesmo ano, retornando à quarta divisão em 2016. No ano seguinte, conquistou o Campeonato Paulista Sub-20 da Segunda Divisão.

A Copa São Paulo de Futebol Júnior é disputada em janeiro e a decisão acontece no dia 25, em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo. Com 128 equipes divididas em 32 grupos, tabelas e chaves da competição serão divulgados no mês de novembro.
Academia
Sicredi
Betsul
Kappa
Graacc
Penalty
Vedacit
Odonto Company
Guarani