Copa São Paulo Jr.

Itu é mais uma cidade-sede confirmada na disputa da Copinha 2020

Publicado em 14 de outubro de 2019, às 15h00

A cidade de Itu é mais uma sede confirmada na 51ª Copa São Paulo de Futebol Júnior. Com o Ituano bicampeão paulista -o único do interior a atingir tal feito- os torcedores locais viram nascer a última grande revelação do histórico torneio nessa temporada: Gabriel Martinelli disputou a Copinha neste ano, foi a revelação do Paulistão e é uma das sensações do futebol inglês neste começo de temporada com a camisa do Arsenal.

Bicampeão paulista em 2002 e 2014, o Ituano é a bandeira futebolística da cidade. Na primeira conquista, o título veio em pontos corridos com as principais equipes do estado naquele momento na disputa do Torneio Rio-SP. Mesmo assim, houve emoção com a taça garantida apenas na última rodada. Já em 2014, foi diferente. Para ficar com o título o Ituano eliminou o Corinthians na primeira fase, superou o Palmeiras na semifinal e bateu o Santos nos pênaltis na decisão em dois jogos no Pacaembu, se consolidando como maior campeão da elite paulista no interior de São Paulo.

As conquistas coroam uma história bonita no cenário do futebol paulista. Fundado em 1947, o Ituano chegou à elite pela primeira vez em 1990. Com idas e vindas, retornou ao primeiro escalão estadual em 2001, de onde não mais saiu neste século. Ainda ganhou a Série A2 de 1989 e, também de Itu, o Clube Atlético Ituano foi campeão do equivalente à Série A3 de 1954 e 1955.

Como sede da Copinha, viu nascer recentemente o talento de Gabriel Martinelli. Com mobilidade e faro de gol, o atacante chamou a atenção no torneio deste ano, quando fez seis gols na campanha que levou o Ituano até a segunda fase. No Paulistão, fez mais seis gols e, além de entrar na seleção do campeonato, foi eleito o Craque do Interior e a Revelação do Paulistão. Tudo isso aos 17 anos.

Meses depois e alcançada a maioridade, já fez seus primeiros jogos pelo Arsenal, da Inglaterra, por onde já encanta. Com dois gols sobre o Nottingham Forest pela Copa da Liga Inglesa e mais dois no Standard Liege, da Bélgica, pela Liga Europa, seu nome -que já foi lembrado por Tite para um período de treinos- chegou a ser cogitado na seleção italiana, já que ele possui dupla cidadania.

A Copa São Paulo de Futebol Júnior é disputada em janeiro e a decisão acontece no dia 25, em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo. Com 128 equipes divididas em 32 grupos, tabelas e chaves da competição serão divulgados no mês de novembro. 
Academia
Sicredi
Betsul
Kappa
Graacc
Penalty
Vedacit
Odonto Company
Guarani