Futebol Paulista

Pelé marcava o seu último gol em clássicos pelo Santos diante do Palmeiras

Ao longo de sua carreira, o 'Rei do Futebol', alcançou 11 vezes a marca de maior artilheiro do Campeonato Paulista

(Crédito: Arquivo)

Publicado em 20 de abril de 2020, às 12h15


Fazer gol em clássico sempre fica marcado na trajetória de qualquer jogador. Durante toda a sua carreira, Pelé balançou as redes de diversos rivais, mas um gol ficará guardado na memória do ‘Rei do Futebol’: contra o Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro de 1974, o seu último tento em clássicos vestindo a camisa do Santos.

Comandado por Pepe, Pelé marcou o seu último gol em clássicos pelo Santos diante do Palmeiras, atual bicampeão brasileiro na época. O confronto histórico aconteceu no Pacaembu, onde mais de 20 mil espectadores testemunharam o tento do ‘Rei’ na segunda etapa, o terceiro da goleada por 4 a 0.

Após deixar o Santos, clube pelo qual ostenta marcas e títulos expressivos como o pentacampeonato nacional de forma consecutiva e 10 vezes o título paulista, Pelé se transferiu para o New York Cosmos, dos Estados Unidos. Pela Seleção Brasileira, Pelé alcançou o tricampeonato mundial -1958, 1962 e 1970. 

Números
Ao todo, Pelé marcou 1281 gols ao longo de sua carreira. O 'Rei' é o maior artilheiro da história do Campeonato Paulista, com 470 gols. O ex-jogador também ostenta a marca de ser o principal goleador estadual por 11 vezes, sendo nove de forma consecutiva, além de ser o maior artilheiro de uma única edição com 58, em 1958. 

Ficha técnica:
Santos 4 x 0 Palmeiras
Local:
Pacaembu, em São Paulo;
Data: 20 de abril de 1974;
Renda: Cr$ 182.116,00;
Público: 23.139.

Árbitro: Dulcídio Vanderlei Boschilia.

Santos: Cejas; Hermes, Bianchi, Vicente e Zé Carlos; Nelsi e Brecha; Fernandinho, Nenê (Adílson), Pelé e Mazinho. Técnico: Pepe.

Palmeiras: Sérgio; Eurico, Polaco, João Carlos e Zeca; Dudu e Jair Gonçalves; Edu, Careca, Celo (De Rossis) e Nei. Técnico: Osvaldo Brandão.

Gols: Brecha, Nenê, Pelé e Fernandinho.

 Sicredi
DirectvGo
Vedacit
Odonto Company
Penalty
Kappa
Açúcar Guarani
Graacc
FPF Academia
iSPORTiSTiCS