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Departamento de Arbitragem da FPF é certificado pelo ISO 9001

Nesta semana, o Departamento de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol foi certificado pelo IQ Net, orgão de certificação com sede em Berna, na Suiça, com o ISO 9001:2008, que reconhece e aprova o Sistema de Gestão de Qualidade do departamento.

Segundo o Coronel Marcos Marinho, presidente da comissão de arbitragem da FPF, o departamento de árbitros solicitou na presidência da entidade que se trabalhasse para que o Sistema de Gestão de Qualidade do departamento fosse certificado de acordo com o que é feito no setor de arbitragem. “Recebemos a aprovação dessa certificação que comprova que realmente estamos dentro do Sistema de Gestão de Qualidade, que foi aprovado através deste certificado. Acredito, inclusive, que somos a primeira federação a ter seu departamento de árbitros certificado pelo ISO 9001”, afirmou. “Estamos no caminho da excelência. É um trabalho que busca melhorar seu processo, visando a qualidade total. É renovado anualmente, pois temos que comprovar que continuamos com esse sistema, adotando sua melhoria contínua, para manter este certificado. Obtivemos agora o início dele, comprovando que nosso sistema está dentro dos padrões”, acrescentou.

Ele também enfatizou a importância da obtenção do certificado para a FPF e os clubes filiados. “É um compromisso maior da federação e do Departamento de Arbitragem pela qualidade na prestação dos seus serviços, ou seja, atender seu cliente dentro de uma qualidade que este espera do prestador. Então, existe agora esse compromisso de, cada vez mais, melhorarmos. Esse é o nosso compromisso com os clubes, que dependem diretamente da arbitragem”, ressaltou Marinho, que também enfatizou a credibilidade garantida pela obtenção do certificado. “Aumenta a credibilidade, pois é um envolvimento diferente, uma coisa muito mais profissional quando se fala de arbitragem hoje aqui em São Paulo, na preparação, na formação, no aprimoramento da arbitragem, no suporte dado a eles. E esse fato mostra que estamos no caminho certo para dar o suporte no sentido de que eles desempenhem bem o seu trabalho na linha final que é dentro do campo do jogo, ou seja, prestar serviços com qualidade”, explicou.

Para Eduardo Alfano Vieira, consultor da empresa Qualimetria, parceira da FPF na obtenção do certificado, o sistema já existente na federação foi de grande importância para esse reconhecimento. “A norma 9001 é uma norma que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão de Qualidade e a Federação Paulista de Futebol, dentro de seu Departamento de Arbitragem, já contava com uma série de práticas, processos já estabelecidos, que em muito contribuíram para o sucesso da nossa campanha junto à entidade”, garantiu Vieira.

Além disso, o consultor também explicou qual foi a metodologia utilizada para que a certificação fosse viabilizada. “Na verdade, o que fizemos foi mapear os diferentes processos que existiam dentro do departamento de árbitros, padronizar procedimentos e rotinas para todas as etapas de trabalho do Departamento de Arbitragem, começando com o ranqueamento de árbitros e assistentes, passando por toda a parte de sorteio, escala, divulgação dessa escala. E, no retorno da documentação das partidas, todo o processamento do desempenho dos diferentes participantes, sejam eles árbitros, assistentes e delegados, de modo que a gente possa aprimorar essa participação em futuras competições”, apontou.

Para Vieira, a certificação do ISO 9001 será importante para a melhoria contínua da arbitragem no futebol paulista. “Acredito que, com a forma de trabalhar da federação, o ISSO 9001 vai poder contribuir ainda mais com o desempenho da arbitragem, não só dentro do campo, como principalmente na administração dos diferentes elementos que participam da arbitragem da competição paulista”, argumentou. “É a continuidade de um caminho que já vem dando certo. E acreditamos que, com esse novo passo, vamos ter uma possibilidade ainda maior nos outros próximos campeonatos”, concluiu o consultor.

Eduardo Alfano Vieira encontra eco nas palavras de Marinho. “Ao longo do tempo estamos tentando fazer com que prestemos um serviço melhor no trabalho de aprimoramento, de acompanhamento, na melhoria contínua da arbitragem de São Paulo. Nossa equipe no departamento trabalha nesse sentido, comprometida com isso, com esse progresso na arbitragem do futebol brasileiro”, finalizou.

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