Futebol Paulista

Cercados de cuidados, times paulistas iniciam retomada das atividades

Com testes e avaliações físicas liberadas nesta semana, clubes se movimentam para retorno seguro de atletas

(Crédito: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Publicado em 24 de junho de 2020, às 14h10

Alinhados ao Governo do Estado, prefeituras e à Federação Paulista de Futebol, os clubes participantes do Paulistão Sicredi 2020 iniciaram, nesta semana, a retomada oficial das atividades.

Na semana passada, o Governo do Estado de São Paulo atendeu ao pedido de clubes e FPF, mediante apresentação do Protocolo de Retomada, e autorizou a reapresentação dos atletas para testes clínicos, físicos e fisiológicos entre os dias 22 de 30 de junho.

Conforme previsto no protocolo, antes do início da readaptação, todos os profissionais passam pelos testes de Covid-19. Todos os ambientes devem estar devidamente preparados e higienizados, com obrigatório uso de EPI’s, conforme determinado pelo Centro de Contingência do Governo de São Paulo.

Com adequações dos ambientes de treino e escala adotada para que a retomada ocorra com o menor número possível de profissionais envolvidos, 13 clubes realizaram testes de Covid-19 e programaram o início, ainda para esta semana, das avaliações físicas e clínicas. Água Santa, Ponte Preta e Santo André ainda não deram início ao protocolo.

O Água Santa deve iniciar a retomada nesta quinta-feira (25), enquanto a equipe de Campinas marcou para o fim de semana a realização dos primeiros exames. O Santo André, por sua vez, deve ter o retorno dos atletas e, consequentemente, dos exames para Covid-19, físicos e clínicos, somente no dia 30 deste mês.

O Botafogo realizou na terça-feira (23) os testes para Covid-19 em 85 pessoas entre jogadores, funcionários e comissão técnica. As avaliações físicas e clínicas serão realizadas individualmente ao longo da semana.

Além dos testes, o Corinthians também já colocou em prática as avaliações físicas. "Essa volta ajudou bastante para adiantar algumas avaliações dos atletas. Hoje fizemos avaliação aeróbia para ver qual condição atual dos atletas e também analisar em relação ao aeróbio que fizeram durante o período da quarentena para ter esse ganho. Nos próximos dias teremos mais avaliações de outras variáveis físicas", disse o fisiologista Fedato Filho ao site oficial do clube.

Na Ferroviária, após os testes, as avaliações físicas e clínicas devem começar na próxima semana. O Novorizontino também já realizou os testes de Covid-19.

O Guarani realizou os testes e iniciou avaliações físicas em Americana, já que ainda busca liberação da prefeitura de Campinas. O clube montou um protocolo próprio, baseado nos documentos da FPF e de outras entidades esportivas.

A Inter de Limeira realizou os testes de Covid-19 e iniciou um trabalho de desintoxicação física. “Isto será uma constante nessas próximas semanas. Sabemos que hoje o futebol exige muito da parte física, e um profissional de alto rendimento, ficando mais de 90 dias sem exercer trabalhos específicos, tem um grande risco de lesão caso tenha que retomar sem este processo de desintoxicação”, disse o preparador físico do clube, Luiz Fernando Bergamin.

O Ituano fez testes para Covid-19 e na sequência iniciou as avaliações físicas e clínicas na segunda-feira (22). “Com a autorização do Governo do Estado e aval da Federação Paulista, realizamos a testagem dos atletas, profissionais da comissão técnica e funcionários. Repetiremos os testes sempre que for necessário e recomendado. Estamos seguindo o cronograma de avaliações físicas e clínicas necessárias para a retomada dos treinos físicos individuais e depois em grupos”, disse Paulo Silvestri, gestor de futebol do clube.

O Mirassol iniciou também as avaliações físicas nesta segunda-feira (22). “O Mirassol está se adiantando e buscando já começar com os testes para que, assim que obtivermos a liberação, podemos concentrar todo o grupo no CT e começar a preparação. Temos o privilégio de ter um CT de primeiríssima qualidade, que vai oferecer toda a estrutura necessária para o isolamento e preparação”, disse Edson Ermenegildo, presidente do Mirassol.

O Oeste iniciou os testes físicos e prevê novos testes para Covid-19 na próxima segunda-feira (29).

Após fazer novos testes para Covid-19 nesta terça-feira (23) no sistema drive thru, o Palmeiras iniciou as avaliações físicas utilizando os três campos disponíveis na Academia de Futebol para manter o distanciamento entre os atletas. “O protocolo foi seguido à risca de acordo com o que foi recomendado pela secretaria de saúde e pelas literaturas internacionais. Os atletas mantiveram distanciamento de 20 metros, utilização de máscaras antes e depois dos treinos e higienização pessoal constante. Manteremos esse protocolo enquanto perdurarem as medidas de prevenção”, explica o coordenador científico do clube, Daniel Gonçalves.

A Ponte Preta deve iniciar os testes para Covid-19 somente no final de semana. “A orientação dos profissionais de Saúde, entre eles o nosso diretor médico, Roberto Nishimura, é de que os testes sejam feitos o mais próximo possível do exercício pleno da atividade. Então devemos submeter atletas e funcionários nas datas que antecedem o retorno, provavelmente em 26 e 27 e junho para, com os resultados prontos, aqueles que estiverem aptos possam retornar no dia 1º de julho”, diz Sebastião Arcanjo, o Tiãozinho, presidente da Ponte Preta.

Nesta semana, o Red Bull Bragantino retomou as avaliações físicas com testes de força e velocidade.

O Santos fez a descontaminação do CT Rei Pelé no último domingo (21) e iniciou as avaliações físicas nesta terça-feira (23). “Na academia foi feita uma composição corporal com o departamento de fisiologia do clube, enquanto no campo foram realizados testes e avaliações físicas. Até a próxima sexta-feira nós iremos fazer avaliações isocinéticas e cardiológicas de todos, além da sorologia para saber se teve alguma alteração em relação aos testes realizados na semana passada”, afirmou Ricardo Galotti, médico do Santos.

O Santo André agendou o retorno de todos os atletas e funcionários para o dia 30 de junho.

O São Paulo fez novos testes e iniciou as avaliações físicas nesta terça-feira (23). “Preparamos o CT para receber os atletas cumprindo todas as obrigatoriedades do protocolo. Tentamos manter os atletas distanciados para que se encontrassem muito pouco e que soubessem exatamente para onde ir desde o momento em que chegassem. E isso funcionou da maneira que a gente esperava”, explicou o médico e fisiologista do clube Luis Fernando de Barros.

Galeria de Fotos

Academia
Sicredi
Betsul
Kappa
Graacc
Penalty
Vedacit
Odonto Company
Guarani